Transporte Terrestre

- Nos EUA e em muitos países da Europa, grande parte dos trens de alta velocidade possuem acesso a deficientes físicos e banheiro adaptados específicos. Ao fazer a reserva, especificar que o passageiro possui deficiência, pois há vagões específicos;
- Nos EUA e na Europa os ônibus possuem elevadores que facilitam o embarque do passageiro;
- No Brasil, infelizmente, são poucas as empresas de ônibus que possuem essa facilidade, sempre é importante perguntar antes;

 


Reserva de hotéis

- Sempre perguntar ao Hotel se esse possui acesso para deficientes;
- Nem sempre os atendentes de reservas sabem essa informação, então é muito importante, se você não sentir confiança, ligar para o próprio Hotel e se informar;
- Seja específico sobre a necessidade de seu cliente (os banheiros possuem barras de segurança, qual o tamanho das portas do quarto, entre outras informações).
- Quando a reserva for feita em um hotel fora do Brasil é de extrema importância de certificar de que esse foi informado de que o passageiro é deficiente físico. Em caso de dúvida de como se expressar em outra língua envie o símbolo universal de deficientes físicos (o desenho da cadeira de rodas);
- Certificar se o primeiro andar do hotel é o de acesso à rua, pois em muitos hotéis, principalmente na Europa, o primeiro andar na verdade é o segundo, terceiro até mesmo o quarto andar;

 


Reserva de passagem

- Pesquisar as Companhias Aéreas que possuam atendimento personalizado para Deficientes;
- Sempre avisar a Companhia Aérea que o passageiro é deficiente físico e o tipo de deficiência que este possui;
- Perguntar a Companhia Aérea se há algum limite de tamanho ou peso para a cadeira de rodas;
- Se a cadeira de rodas no caso for elétrica, informar a Companhia Aérea e perguntar se há como recarregar a bateria durante o vôo;
- Se o passageiro necessitar de algum equipamento como máscara de oxigênio, a Companhia Aérea não é obrigada a fornecer, mas a maioria delas possuem alguns equipamentos (mas com prévia solicitação e muitas acrescentam uma taxa extra à passagem);
- No caso de um grupo de deficientes as reservas devem ser feitas com no mínimo de 02 meses de antecedência; - Uma Empresa Aérea não pode limitar o número de deficientes físicos por aeronave;
- Infelizmente grande parte das aeronaves não possui banheiros especiais para deficientes e os que são adaptados não são confortáveis para estes tipos de passageiros;
- Sempre tentar (ao máximo) reservar vôos non-stop ou sem escalas;
- Se a reserva em vôos diretos não for possível, sempre reservar conexões com no mínimo uma hora de intervalo; - Reservar assentos próximos ao principio do avião se não for possível à reserva nos assentos próprios para deficientes;
- Quando o passageiro estiver viajando sozinho aconselhar a procurara de um funcionário da Companhia aérea ou do aeroporto para que o acompanhe durante a troca de vôo, pois muitas vezes a locomoção para os deficientes é muito difícil dentro de alguns aeroportos;
- No embarque e no desembarque a Companhia Aérea deve dar assistência ao deficiente, bem como durante a viagem;
- A Empresa Aérea pode se recusar a dar assistência a um deficiente se isso colocar os outros passageiros em perigo;