acidez: quantidade de ácido no vinho; alta nos brancos, baixa nos tintos.

adstringente: efeito do tanino na boca, semelhante à cica de fruta verde.

alcoólico, teor: grau GL (%) de álcool no vinho; será tanto maior quanto maior for a quantidade de açúcar no mosto durante a vinificação. Pode ser artificialmente elevado com adição de álcool (caso dos vinhos fortificados) ou por chaptalização.

AOC: Appellation d'Origine Contrôlée.

avaliação detalhada: registro detalhado, quantitativo e qualitativo, nas avaliações de uma degustação.

avaliação de espumantes: registro quantitativo das avaliações na degustação de vinhos espumantes.

avaliação padrão: registro simplificado das avaliações de uma degustação.

avaliação em grupo: caso em que se quer efetuar apenas um registro com a média das notas dadas por um grupo de avaliadores. Para as grandezas não quantificáveis prevalecem as impressões do primeiro avaliador.

botrytis: fungo que infecta a uva em condições de alta umidade, aumentando a concentração de açúcar e deixando sua casca enrugada e descolorada.

bouquet: conjunto de aromas de um vinho que evoluiu na garrafa.

Castas nobres: espécie das uvas.

chaptalização: adição de açúcar ao mosto para aumentar a graduação alcoólica do vinho. Prática regulamentada e permitida na maioria dos países.

código: número de identificação do vinho no banco de dados.

corpo: sensação tátil de peso do vinho na boca. Pode ser medido pela quantidade de extrato seco do vinho.

cru: produto de uma vinha ou de vinhas que produzam um vinho de mesmas características.

degorgement: método usado para a retirada dos sedimentos depositados junto à rolha durante a remuagem, no processo de produção do champagne; consiste no congelamento do deposito que é expulso pela pressão existente na garrafa no momento da retirada da tampa provisória.

degustação externa: Degustação com vinho não existente em sua adega.

encepamento: conjunto de castas que compõe determinado vinho.

engaço: os talos do cacho de uvas.

extrato seco: resíduos sólidos da uva quando retirados os componentes líquidos do vinho.

fermentação malolática: processo biológico natural ou provocado, de redução do teor de acidez de vinhos tintos. Esta fermentação transforma o ácido málico, mais agressivo, em ácido lático, mais macio. Deve ser evitada nos vinhos brancos mantendo-se o líquido em temperatura baixa ou adicionando-se anidrido sulfuroso.

filoxera (Phylloxera): é um inseto, proveniente da América do Norte, que ataca a vinha destruindo suas raízes. Foi responsável pela destruição dos vinhedos europeus na segunda metade do século XIX. Como as plantas americanas não são atacadas pela Filoxera, os vinhedos da Europa foram salvos enxertando-se as espécies européias em raízes americanas. Os vinhedos do Chile e de algumas regiões costeiras de Portugal são imunes a ela.

flute: tipo da taça estreita e alta utilizada para vinhos espumantes.

INAO: Institut National des Appellations d'Origine, França.

ligeiro: vinho com baixo teor alcoólico; mesmo que leve.

liqueur d'expedition: mistura de vinho e açúcar adicionada a cada garrafa de vinho espumante.

liqueur de tirage: mistura de açúcar de cana e leveduras diluídas em vinho.

maceração carbônica: processo de se fazer a fermentação das uvas inteiras, sem utilização da prensagem para extração do mosto dando, desta forma, um caráter frutado aos vinhos e evitando que o contato com as cascas aumente muito o teor de tanino.

madeirizado: cor característica que o vinho adquire depois de longa exposição ao oxigênio. Nos vinhos brancos comuns representa defeito.

milesimado: vinho que tem safra definida.

mosto: suco de uvas frescas.

oxidado: aroma característico que o vinho adquire depois de longa exposição ao oxigênio. Nos vinhos comuns representa defeito; em alguns vinhos, como no vinho do Porto ou no Jerez, é aroma típico.

primeur: vinhos vendidos muito jovens.

remuage: método usado para retirar os sedimentos criados na produção do champagne; a cada dia, durante varias semanas, o mestre de cave gira as garrafas cerca de um quarto de volta ao mesmo tempo em que as vai inclinando, ate que fiquem de cabeça para baixo e com todo o sedimento depositado junto à rolha.

tanicidade: quantidade de tanino no vinho; alta nos tintos, baixa nos brancos.

terroir: nome dado pelos franceses ao conjunto do solo e clima de uma micro-região.

tranqüilo: vinho normal, não espumante.

varietal: adjetivo usado, inicialmente nos EUA, para indicar um vinho em que uma determinada casta participe em pelo menos 75% de sua composição.

Vin de Pays: São vinhos originários de determinadas regiões, zonas ou departamentos da França, das quais trazem o nome, devendo respeitar as regras da Denominação:

Castas: normalmente as tradicionais de cada região.

Rendimento: não deve exceder 90 hectolitros por hectare.

Graduação alcoólica: mínima de 9 graus nas regiões norte e 10 graus nas regiões mediterrâneas; não podem ultrapassar 15 graus.
vitis labrusca: espécie de planta da família das vitáceas (videiras), com variedades adequadas ao consumo "in natura"; são mais resistentes a climas úmidos e a pragas e doenças.

vitis vinifera: espécie de planta da família das vitáceas (videiras), cujas variedades são as adequadas à produção de vinhos de qualidade; preferem climas secos e ensolarados.